As penthouses são apartamentos localizados nos andares superiores ou nas coberturas de edifícios.
Estes apartamentos incluem também espaços ao ar livre para convívio.
Este conceito surgiu nos Estados Unidos na década de 20, quando os arquitetos começaram a explorar mais as áreas no topo dos prédios.
O primeiro registo de uma penthouse encontra-se no telhado do Hotel Plaza, em Nova Iorque. O seu sucesso foi tão grande que este modelo se reproduz em todo o mundo até hoje.
O grande atrativo das penthouses é a combinação do conforto de uma casa com a segurança de um condomínio.
A ideia está a começar a ganhar mais força em Portugal, e tem tudo para se tornar uma grande tendência.
É o espaço ideal para quem adora áreas sociais, convívios, e pretende uma zona mais privativa para festas, além de usufruir de uma vista panorâmica.
Existem algumas particularidades que definem as penthouses, como pé-direito alto e a presença de um grande terraço, geralmente em coberturas.
No entanto, nem todos os imóveis que possuem essas características se enquadram neste grupo. Por isso, é importante compreender as particularidades que definem este tipo de apartamento de luxo.
(CARACTERÍSTICAS)
A penthouse é uma construção no topo de um edifício, mas não precisa necessariamente ter uma altura elevada ou terraços. Em geral, apresenta os seguintes diferenciais quando comparada a outros tipos de apartamentos:
- Pé-direito alto: a altura entre o piso e o teto dessas construções é maior do que o habitual, podendo chegar até a um pé-direito duplo;
- Janelas amplas: aproveitando o espaço elevado do pé-direito, as janelas também são maiores;
- Mais luz natural: por consequência, as janelas de vidro oferecem uma excelente entrada de luz solar, mantendo o interior bem iluminado;
- Ambientes integrados: os compartimentos ficam em continuidade, formando um espaço integrado, com poucas paredes e divisórias. Essa configuração oferece mais amplitude à penthouse;
- Vista panorâmica: como essas construções estão localizadas nas partes mais altas dos edifícios, oferecem uma vista incrível e privilegiada para os seus habitantes;
- Área de lazer: com uma grande área ao ar livre, é possível incluir piscina, terraço, churrasqueira, hidromassagem, jardim e outros equipamentos externos que desejar.
A penthouse ainda pode ser planeada como um duplex, tornando o ambiente ainda mais confortável. Por isso, são residências de luxo, com um elevado nível de requinte e bem-estar para os seus moradores.
(DIFERENÇAS)
Quais as diferenças entre suíte penthouse e apartamento penthouse?
A penthouse é uma construção situada na cobertura de um edifício. Quando se encontra numa suíte de hotel, é chamada de suíte penthouse. Por outro lado, se for um apartamento, a sua denominação é apartamento penthouse.
Quais as diferenças entre cobertura e penthouse?
A principal diferença entre uma penthouse e um apartamento de cobertura é que a penthouse fica completamente acima da última laje do edifício. A cobertura, por sua vez, pode estar no último andar, mas abaixo da última laje, tendo apenas o andar superior no sótão ou ático do prédio.
Além disso, uma penthouse típica possui acesso independente e um projeto distinto dos demais apartamentos do edifício.
Quais as diferenças entre loft e penthouse?
Embora tanto os lofts como as penthouses apresentem grandes aberturas, pé-direito alto e ambientes integrados, um loft segue uma linha decorativa mais despojada e industrial.
Além disso, as tubulações costumam ficar à vista e não é necessário que os lofts estejam localizados nas coberturas dos edifícios.
Agora que já sabe as diferenças, para entender ainda melhor como essas construções funcionam e se apaixonar ainda mais, veja como são as penthouses das celebridades.